sábado, 29 de setembro de 2012

Um brasileiro perdido em Portugal - semana 1 e 2

Bom, muitos provavelmente sabem, mas aos desavisados, estou morando em Portugal. Fico por aqui até fevereiro estudando na Universidade do Minho como complemento aos meus estudos no Brasil.
Pensei bastante sobre manter o blog atualizado toda semana e nada mais justo para comigo e para com você que tem qualquer interesse em ler isso (se é que há alguém realmente interessado em saber. hahaha)

Hoje fazem duas semanas que cheguei em terras lusitanas e por aqui já encontrei de quase tudo, principalmente um número infinito de brasileiros que invadiram a pequena Braga.

Confesso que a primeira semana foi bastante confusa e complicada. Até me estabelecer no lugar onde ficarei, foram 4 dias em um hotel, que não foi de todo ruim, já que não precisava arrumar cama e esse tipo de coisa. O que de fato acontece é que se sente uma imensa saudade de casa na primeira semana. Não há como fugir. Faz falta a comida da mãe e da vó. O irmão chato e companheiro e o pai que dorme todo dia na sala vendo tv e tenho que colocá-lo na cama. Sobretudo sinto falta do carinho da família e amigos que ficam só pelo skype.

No domingo fui à igreja aqui! Um tanto diferente e menor do que a minha queridíssima betânia! O louvor é feito por um violão e um piano. Não há microfones e nem uma pessoa ministrando o louvor, mas a igreja toda leva a música no gogó, já que o importante é a quem ela é dirigida, não como. Isso tem me feito perceber o quanto algumas coisas realmente são desnecessárias e como as vezes perdemos o foco principal do nosso louvor e adoração. O pessoal me recebeu muito bem e já arrumei um almoção típico português com direito a pastel de belém tamanho família para a sobremesa. Obrigado ao sr. Silas por isso!

Na quarta feira cheguei a minha casa definitiva e na sexta já tinha feito amigos. Portugueses e brasileiros, em sua maioria. Confesso também que um certo sotaque já é facilmente reproduzido quando quero. Os portugueses conheci nos famosos "praches", que são os trotes daqui de Portugal. Não, eu não passei por trote mais uma vez! Só estive por perto para conhecer novas pessoas e me familiarizar com a terra nova.

Os brasileiros adivinha onde conheci? Festa, claro! Hahaha A própria Universidade organiza algumas festas pros alunos de intercâmbio se conhecerem! Na sexta já rolou um churrascão no melhor estilo "churrasco na laje". Nada de aulas na primeira semana por causa dos praches, que curiosamente duram o ano todo para os "caloiros", coitados.

Segunda semana é bem mais tranquila que a primeira. Algumas novas experiências foram vividas ao longo dessa segunda etapa européia. Aos poucos descubro o valor de se levar uma calculadora para o supermercado e que comer no McDonald's todo sábado é um luxo pra poucos! Ao mesmo tempo estou me descobrindo um dono de casa! Lavei roupa, passei roupa, limpei casa e já planejo algumas pequenas coisinhas para a cozinha na próxima semana! Portanto, meninas, se preparem que eu volto pronto pra casar! Hahaha.

Hoje, sábado, fiz minha primeira viagem aqui! Fui a Porto! Que cidade... linda, linda! Tanta coisa pra ver que não dá pra um dia, mas ainda voltarei algumas vezes. Além do outlet, comprei meu primeiro ingresso pra UEFA! Porto x PSG! Desculpem amigos amantes de futebol, mas eu to muito melhor que vocês! Hahaha

Pretendo colocar um pequeno resumo da semana aqui aos sábados, pois eu mereço olhar aqui depois de anos e me lembrar dessa experiência incrível que estou passando e pra vocês que possam querer saber da vida desse brasileiro perdido em terras portuguesas! Glória a Deus pelo que Ele já tem feito por aqui! Amo vocês família e amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário