domingo, 7 de outubro de 2012

Um brasileiro perdido em Portugal - Semana 3

Nem acredito que já foram três semanas por aqui! O tempo parece passar mais rápido por essas bandas! Das semanas passadas para essa, pouco coisa mudou. Tenho me aprimorado na arte de limpar a casa e manter as coisas arrumadas. Da mesma forma, a economia continua grande e a calculadora continua indo comigo ao mercado.

Na quarta feira, como muitos já devem ter visto pelo facebook, fui ao meu primeiro jogo europeu! Encarando logo a Champions com direito a Porto x PSG! Antes de mais nada, tenho que falar sobre organização. É impressionante a facilidade que se tem para entrar ou sair do estádio, bem como utilizar os meios de transporte públicos na região. Tudo MUITO organizado, bem sinalizado, bem estruturado, enfim... digno daquilo que um brasileiro pensa da Europa e muito mais. Sobre o jogo em si, é um futebol completamente diferente do brasileiro! Mais lento, porém mais técnico! O jogo não deixa de ser emocionante, afinal de contas são grandes astros do futebol mundial em campo: Ibra, Thiago Silva, João Moutinho, Lucho González, entre outros. E que gramado! Um tapete!

Confesso que achei a torcida bem chata. O povo fica sentado praticamente o jogo inteiro, não grita, não fala alto. Só aplaudem alguma jogada mais bonita. Tudo comportado demais!!! Nós como bons brasileiros que somos, soltávamos gritos de "PORTOOO!" e gritávamos várias vezes durante os noventa minutos. Tudo isso para a estranheza dos portugueses, que vez ou outra olhavam como se perguntassem "De onde surgiram essas pessoas???". Torcedores brasileiros, não há nada no mundo futebolístico que se compare ao que fazem as torcidas do nosso país. A do mengão em especial! 

Sexta feira foi feriado aqui em Portugal, dia da República. Não que faça muita diferença academicamente falando, já que não tenho aulas às sextas. Falando um pouco sobre Portugal, tem me impressionado a quantidade de portugueses (e outras nacionalidades européias, em especial espanhóis) que acreditam mais no Brasil do que nós. Todos dizem que o futuro é a nossa terra, onde haverá empregos e maiores oportunidades. A crise pegou forte por aqui e apesar de não conseguirmos ver nas ruas, já que os padrões ainda são altos em relação aos brasileiros (carros importados, roupas de grife, etc.), as pessoas tem reclamado muito do atual governo e dos preços.

Sábado foi dia de andança! Conhecer Sameiro foi literalmente uma aventura. Aliás, torna-se uma aventura a partir do momento em que não se pega o caminho convencional e quando dá por si está no meio de uma estrada sem ninguém que passa por uma floresta! Andamos das 15 até 19 pra ver um dos pontos mais altos de Braga. E que vista! A cidade inteira pode ser admirada de lá! Uma pena o dia não estar ensolarado. Mas não faz mal! Pra fechar bem o dia, PIZZA HUT. Melhor que isso? Só se eu te disser que paguei 10 euros no rodízio de lá! Hahaha Coisas da Europa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário