domingo, 29 de agosto de 2010

Sobre fazer diferença

De minha mediocridade como ser humano, concluo que a vida merece mais do que damos a ela. Mediocridade no sentido de que não me considero um ser completo e nunca me considerarei. A completude de um ser depende de uma série de fatores que, segundo minha opinião, não podem ser conquistados em vida. Primeiramente, pois creio que completo seremos se e tão-somente se estivermos na presença do Deus que transcede todo o entendimento e nos ama como ninguém poderia amar. Não menos importante, pelo fato de que realmente não nos esforçamos para fazer diferença onde estamos.
Tenho pensado bastante a respeito daquilo que tenho feito. Não! Não pelo fato de me importar com o que os outros pensam. Ao contrário, por não ligar nada para a opnião de outros relativas a mim, o que considero algo extremamente necessário para a vida, tudo que faço, ou deixo de fazer, é interessante somente a mim e portanto, deveria fazer o melhor. Há contudo, e aí entra um pouco do que tenho aprendido no curso de direito, um diferença substancial entre o mundo do ser e o mundo de dever-ser. O primeiro, nos mostra a realidade nua e crua, como as coisas acontecem realmente enquanto o segundo é o mundo das coisas como imaginário do que se espera que elas sejam, como deveriam ser, literalmente. O que parece bastante óbvio àquele que escuta, na realidade é bem mais complicado na prática. Sei que tenho que fazer o melhor para mim, dar o melhor de mim, fazer a diferença onde estiver, não, e devo frizar, num sentido egoísta, mas num sentido de que a vida pode proporcionar muito mais, se dermos mais a ela. Mas então entro no mundo do ser, onde as coisas não necessariamente acontecem conforme esperamos.
Pôr-me-ei, pedindo perdão pelo uso da mesma mesóclise de meu último poema, a repensar minha forma de encarar as coisas e buscar ser diferente. "não tomeis a forma do mundo". A você, leitor, não lhe posso pedir mudança qualquer, entretanto, penso poder pedir o questionar-se. Ao menos pense em diferenciar-se e não cair nos moldes daquilo que lhes for imposto.

3 comentários:

  1. Seu pão-de-fôrma integral e sem casca! hahahah

    ótimos e cada dia melhores os seus textos! Pôr-me-ei a pensar também.
    queijo

    ResponderExcluir
  2. Sensacional...muito rico!


    tem um selinho lá pra ti, estou indicando teu blog!
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Oi Bernardo! É a Karoline de SC! Hehe...
    Muito bom o texto, parabéns!
    Bjão, saudade!

    ResponderExcluir